Dependência Química é Doença?

A dependência química é uma doença séria e complexa caracterizada pelo uso compulsivo e descontrolado de drogas. Embora cada droga produza efeitos físicos distintos, todas as substâncias químicas podem alterar permanentemente o funcionamento do cérebro e a personalidade do dependente químico.

Ao se tornar dependente de substâncias químicas, a droga assume um papel importante em sua na vida semelhante a comer e dormir. O dependente passa a ter um desejo incontrolável de consumir a droga e ela torna-se essencial no dia-a-dia. Toda atividade passa a incluir a droga como peça central, razão de marcar encontros e agendar compromissos, mantendo saúde, família, amigos e carreira ao segundo plano.

A concepção da dependência química como doença é caracterizada como sendo crônica, progressiva, incurável. E como a diabetes ou a pressão alta (outros exemplos de doença), ela possui tratamento para manter o indivíduo afastado das drogas, ou seja, há um controle para prevenir a doença.

A Reset Clínica de Recuperação oferece um tratamento terapêutico consolidado nos mais eficazes estudos relacionados à dependência química. Isso quer dizer que em vez de submeter o paciente a trabalhos laborais ou outras práticas que pouco ajudam na recuperação, a Clínica trata o indivíduo a partir das causas psíquicas e sociais que o levaram a dependência de drogas