Tratamento contra o Alcoolismo

O Alcoolismo é um dos problemas mais graves de saúde pública e, no entanto, poucos ainda associam o hábito de beber a uma doença. Por ser uma substância lícita, em que a fronteira entre o aceitável e o excesso às vezes é tênue, acaba facilitando a travessia entre hábito e vício e com consequências perigosíssimas para a saúde.

O álcool é vendido e distribuído sem restrições, não existem campanhas contra o uso e muito menos informações sobre as consequências do álcool. Cada vez mais cedo as pessoas começam a fazer uso de bebida alcoólica e participarem do contexto onde o álcool está inserido, a mídia, a cultura, o meio social interfere diretamente nesta realidade.

É comprovado que na maioria dos casos as pessoas que usam álcool não se tornam alcoólatras, porem o acesso e a falta de informação ajuda muito a constituir dependentes. Fatores sociais, genéticos, psicológicos são determinantes na instalação da dependência do álcool.

O uso contínuo de bebidas alcoólicas causa doenças hepáticas como cirrose, demência, alucinações, distúrbios de comportamento, sono e tantas outras doenças. Além de degradar a vida do alcoólatra o álcool destrói a família, tira o prazer de viver, corrompe e desmoraliza o dependente de álcool.

Para que tudo isso seja evitado e o paciente volte a socializar-se, gerando bem-estar físico e mental, tanto para ele, quanto para os familiares, é necessário um tratamento. O tratamento para alcoolismo deve ser planejado, identificando os componentes estruturais do serviço e as etapas envolvidas. A organização interna desse serviço é composta pelo ambiente de tratamento, composição da equipe multiprofissional e o tipo de alcoolismo.

É fundamental ressaltar que o tratamento não deve ser único, mas sim, personalizado de acordo com o perfil de cada paciente, principalmente, com o estágio de dependência do indivíduo.

Entre as formas de tratamento mais indicadas, estão 3 passos fundamentais: aceitação da doença, enfrentamento e prevenção a recaída. Estudos também indicam que o apoio da família no processo de tratamento do alcoolista contribui muito com a melhora dos resultados.

Vamos juntos em busca de sua recuperação!